Blog Ciclic: Dicas e informações sobre seguros e serviços
Tenha alguém experiente e habilitado ao seu lado. | Foto: Freepik.

09 dicas de como aprender a dirigir

Aprender a dirigir é um exercício muito esperado durante a adolescência para a grande maioria dos jovens. A ânsia dos 18 anos é explicada pela vontade de ter mais liberdade, de frequentar lugares diferentes e de, claro, dirigir. Ainda assim, mesmo depois de tirar a CNH, muitas pessoas ficam em dúvida de como aprender a dirigir na prática. 

Aprender a dirigir pela primeira vez, na auto escola e com um instrutor já é difícil, mas é mil vezes pior aprender a dirigir na rua, com o trânsito diário e rodeado de pessoas impacientes. Por isso, é sempre positivo que os recém-habilitados peguem algumas dicas de direção para desenvolver melhor essa prática. Acompanhe!

Tenha alguém experiente e habilitado ao seu lado. | Foto: Freepik.
Tenha alguém experiente e habilitado ao seu lado. | Foto: Freepik.

Dicas

A seguir, separamos algumas dicas de como aprender a dirigir pela primeira vez. Continue a leitura!

Não deixe de praticar

O grande inimigo da direção é, definitivamente, o medo. Essa dificuldade em sair de casa e dirigir logo após estar habilitado se justifica pelo fato de que o trânsito costuma ser um lugar agitado e, indiscutivelmente, muito assustador. Mas não há formas de aprender a dirigir sem enfrentar esse medo e praticar. 

É legal separar um tempinho diariamente para pegar a direção do carro, mesmo sem precisar ir a algum lugar, apenas para dar uma volta e ir se acostumando com o papel de motorista. Nesses momentos, é importante manter a calma e ter em mente que você é iniciante e que está tudo bem deixar o carro “morrer” algumas vezes. 

Não dirija em horários agitados

A correria da rotina faz com que a grande maioria das pessoas acabe o dia estressada. O horário de pico (em que a população está indo ou voltando do trabalho) é sempre agitado e com muito trânsito. Dito isso, sair para dirigir nesses momentos não é positivo ao seu aprendizado. 

É interessante separar na agenda momentos que não tenham muita gente na rua para poder praticar. Se você trabalhar durante todo o dia e não puder dirigir no meio da manhã ou da tarde, opte por pegar no volante à noite, depois das 20h, por exemplo. 

Conheça os limites do carro

Não é incomum encontrar pessoas que brincam dizendo que carro é igual aos seres humanos, pois cada um tem a sua personalidade. Mesmo que essa ideia pareça um pouco absurda a princípio, ela tem um pouco de verdade. Cada automóvel possui a sua própria “manha” para funcionar. 

Muitas vezes, para tirar a CNH, as pessoas aprendem a dirigir em um só modelo de veículo e, na hora de pegar outros, não conseguem. Assim, é interessante praticar mais no carro que você dirigirá com frequência para entender como ele funciona e até onde você pode ir com ele. 

Tenha alguém experiente para te acompanhar

Uma das maiores inseguranças que surgem ao praticar a direção é estar sozinho. Os novos motoristas costumam sempre pensar no que pode acontecer se ocorrer alguma situação inesperada e perigosa e não ter ninguém ali para pedir ajuda. Então, se esse medo ronda sua mente, é interessante estar acompanhado na hora da prática. 

E mais: é ainda melhor se essa companhia for alguém habilitado e experiente de direção. Essa pessoa terá o papel de te acalmar e passar tranquilidade e dicas de direção que facilitarão o seu trabalho como motorista e farão com que você aprenda mais rápido.

Dê carona aos seus amigos

Não perca a oportunidade de praticar sempre mais. É interessante se tornar um “motorista particular” por um tempo e começar a levar seus amigos e/ou família para os lugares que eles precisam ir. 

Peça ajuda profissional

Nem sempre pessoas experientes e habilitadas estarão ao seu lado para suas práticas. Para essas situações, é interessante procurar um profissional que possa te ajudar. 

Ele fará quase que o papel de um professor/instrutor da auto escola. A principal diferença é que você já sabe a grande maioria das técnicas de direção e já está habilitado, só precisando de ajuda para praticar e conseguir dirigir no dia a dia. 

Continue estudando as leis e regras de trânsito

Muitas vezes, os estudantes decoram as leis e as regras de trânsito para passar na prova e, pouco tempo depois, esquecem tudo, não conseguindo entender e aplicar essas normas no dia a dia.

Além disso, essas regras estão em constante atualização, portanto, é superimportante continuar estudando as leis de trânsito mesmo depois de estar habilitado. 

Não deixe a manutenção do carro de lado

Um outro medo dos recém-habilitados é o carro parar de funcionar no meio da rua enquanto eles estão praticando. Não é possível garantir que isso não irá acontecer de forma alguma, mas uma boa maneira de prevenir isso é estar com a manutenção do carro em dia. 

Vale ressaltar que essa é uma prática que deve ser mantida mesmo depois de você já ter pego a prática da direção, pois os danos causados por falta de manutenção acabam ficando mais caros e mais difíceis de resolver. 

Procure um bom seguro

Como mencionado acima, é impossível garantir que nenhuma falha aconteça no seu carro. As pessoas estão sempre sujeitas a sofrerem algum acidente. Para esses casos inesperados, ter um seguro de automóveis é completamente indispensável. 

Sendo assim, conheça o Seguro Auto da Ciclic: cobertura completa, economia de até 50% e contratação (e vistoria) 100% digital!