Amar os cães vira-latas já se tornou um requisito para tirar a carteirinha de brasileiro de verdade. A predominância do animal em nosso dia a dia fez com que ele tomasse um lugar de destaque no Brasil, representando muito bem nosso país.
O mais interessante do cachorro SRD, ou seja, sem raça definida, é que ele pode ter diferentes cores (branco, preto, caramelo, canela ou mesclado) e assumir diversos portes (pequeno, médio ou grande). Isso acontece pois cada um dos cachorros vira-latas possui sua própria ancestralidade, isso é, eles são resultado da mistura de várias raças.
Entretanto, é possível determinar que, no geral, os cachorros sem raça definida possuem um focinho mais comprido, orelhas maiores e pelos bem curtos. Além disso, eles são comprovadamente descendentes dos lobos selvagens e da mesma família das raposas, podendo ser considerados seus “primos”.
Está curioso pra saber mais sobre essa raça? Continue a leitura e descubra mais 05 características!
Saúde de ferro
Vimos que os cachorros vira-latas são resultado de uma série de combinações genéticas, porém, um fato pouco conhecido é que essa característica ocasiona uma verdadeira saúde de ferro. Ao contrário do que muitos pensam, os cães sem raça definida herdam o melhor da genética de seus ancestrais e isso, na prática, faz com que eles tenham menos predisposição para doenças.
No entanto, a ida a um veterinário com certa frequência é indispensável e deve começar ainda na fase de filhote para que ele tome todas as vacinas e, depois, para certificar que está tudo bem.
Alta capacidade de reprodução
As fêmeas vira-latas possuem cios mais recorrentes, assim, elas tendem a ter uma maior facilidade para reprodução, podendo chegar a oito filhotes por gestação.
Por isso, é fundamental realizar a cirurgia de castração, pois o procedimento diminui as chances de desenvolvimento da piometra, uma doença que causa inflamação no útero da cadela.
Ótimo olfato
No geral, os cachorros sem raça definida conseguem diferenciar muito bem cheiros e gostos, tornando seu olfato um destaque perante outros cães de raça definida.
Alto potencial de adaptação
Por serem uma combinação de raças, não há um direcionamento para qual será a personalidade do cão vira-lata, o que causa um alto potencial de adaptação.
São maioria no Brasil
Eles ocupam a primeira posição no ranking de todas as métricas que envolvem cachorros: nos lares, nas ruas, nos canis e casas de adoção e, infelizmente, no número de abandonos.
Por corresponderem ao maior número dentro das casas brasileiras, ainda há esperança de que as estatísticas de abandono mudem. Ainda assim, é preciso que haja um intenso trabalho de conscientização que mostre o valor desses cães.
E aí, você tem um cão vira-lata ou vai adotar um? Independente do melhor amigo que você tenha, lembre-se que cuidar da saúde e do bem-estar dele é fundamental. E sabe qual plano de assistência pode te ajudar nessa? O Saúde Pet da Ciclic!