Blog Ciclic: Dicas e informações sobre seguros e serviços
Cuide da saúde bucal de seu pet e garanta que ele tenha um belo sorriso. Saiba mais sobre seguro pet Ciclic. | Foto: Freepik.

03 dicas para a saúde bucal de pets

Cuidar da saúde bucal de pets é muito importante não só para acabar com o mau hálito, mas também para evitar que cáries, tártaros, placas bacterianas e infecções se desenvolvam. 

Esses problemas são tão graves, pois, se algum deles chegar na corrente sanguínea do animal, pode causar doenças que atingem os rins, o coração, o intestino e o fígado, por exemplo.

Visto isso, você sabe qual é a melhor maneira de cuidar da saúde bucal do seu pet? Não? Então, descubra abaixo!

Cuide da saúde bucal de seu pet e garanta que ele tenha um belo sorriso. Saiba mais sobre seguro pet Ciclic. | Foto: Freepik.
Cuide da saúde bucal de seu pet e garanta que ele tenha um belo sorriso. | Foto: Freepik.

Cuide da alimentação

Assim como acontece em dentes humanos, a alimentação influencia (e muito) na saúde bucal do pet, por isso, é interessante construir um cardápio que garanta que o animal tenha todos os nutrientes necessários em seu organismo, por meio de uma dieta construída com comidas direcionadas para ele, como a ração normal ou a úmida.

Também existem no mercado alguns biscoitos especiais que, geralmente, servem para diminuir a ansiedade dos pets, pois como são mais duros, demoram para serem consumidos. Mas essa característica (de ser mais duro) conta com mais um benefício: o de evitar a formação de placas e de tártaros, fazendo uma espécie de escovação nos dentes do animal. Sendo assim, é recomendado oferecer ao seu pet vez ou outra. 

Faça a escovação diariamente

Infelizmente, a escovação diária nos pets passa despercebida por muitos tutores, entretanto, é um fator muito importante para a saúde e o bem-estar geral do animal.

O primeiro passo para escovar os dentes do seu cão ou gato é a escolha da escova e para selecionar a melhor, é preciso perceber a personalidade dele. Se o seu pet for mais agitado, por exemplo, é bom optar por uma de dedos, mas, de qualquer forma, é crucial que as cerdas sejam sempre macias.

Assim que a escova for escolhida, é o momento de decidir pela pasta de dente e, pra isso, é sempre bom alertar que não é indicado, de forma alguma, o uso de pastas feitas para humanos. As fabricadas para pets são as ideais, pois possuem um gosto melhor e não causam problemas de saúde. 

Com todos os materiais em mãos, comece a prática. Uma boa dica é criar uma rotina de escovação, ou seja, realizar o procedimento todo dia na mesma hora, pois isso vai tirar o estresse dos pets, já que eles já vão entender que determinada hora é para a escovação. 

Outra boa estratégia é escolher um lugar que seja confortável para o animal e que ele goste, a fim de tranquilizar esse momento e fazer com que não seja traumático. Ademais, os movimentos da escova devem ser circulares e leves, com cuidado extra para não machucar a gengiva. 

Leve o pet a um veterinário odontologista

Todo mundo sabe sobre a necessidade de levar o pet ao veterinário, mas o que poucas pessoas sabem é da existência e da importância de também visitar um veterinário odontologista, ou seja, especializado no dente dos animais. 

É recomendável que as consultas com esses profissionais também sejam feitas de forma regular, de 6 em 6 meses. Além disso, essa visita ao veterinário odontologista pode ser útil para o tutor conseguir informações sobre como montar o cardápio do pet, principalmente quando ele estiver em fase de crescimento.

Para esses e outros momentos em que é preciso correr com o animal de estimação até um veterinário, uma assistência pet é de extrema importância. Você já conhece o Saúde Pet da Ciclic? Com ele, seu pet pode ser atendido online 24h por um veterinário ou em qualquer clínica do Brasil. E o melhor: a contratação é 100% digital!